Será que és um verdadeiro espírito aventureiro?

Lembras-te da primeira viagem da tua vida? Diz-se que a experiência de sair de casa pela primeira vez para descobrir um lugar novo fica guardada para sempre nas nossas memórias.

Será que és um verdadeiro espírito livre e aventureiro?

E se essa aventura implicar um lugar longínquo, mais ainda. Ir num comboio nocturno – lembras-te do Talgo? -, uma aventura em barco em alto mar ou essa sensação vazia de curiosidade que descobres ao andar de avião pela primeira vez e descolar. De certeza que te lembras e, se enquanto viajas com a tua mente até esse momento esboças um sorriso, isso significa uma coisa: que adoras viajar.

Essa lembrança é o que é, ao longo da tua vida encorajou-te a voltar a viajar. Uma e outra vez. Perto e longe. A descobrir a Península Ibérica e a conquistar novos continentes. Não importa onde, o que importa é conhecer, saber, aprender, explorar. E, à medida que cresces, também cresce algo contigo, uma vontade de descobrir novos lugares. Descobrir o mundo. E ficas viciado. E não podes parar. E viajas uma e outra vez. E regressas e só consegues pensar: para quando é a próxima viagem? Se isto te é familiar, keep reading my friend, tens um espírito wanderlust e este artigo foi escrito para ti. Ou então para algum conhecido teu.

O que é ser wanderlust?

A verdade é que há cada vez mais pessoas no movimento wanderlust.

Wan… quê? Não stresses, não significa que não o sejas só porque não conheces a palavra. Wanderlust significa paixão por viajar e vem do alemão. E, da mesma maneira que os esquimós têm mais de 40 palavras para descrever a côr branca, os alemães também tem um vocabulário amplo para descrever sensações, emoções e situações que não têm tradução direta para português (e com palavras muito engraçadas). Wanderlust é uma delas e a sua origem remonta à Idade Média, apesar de só ganhar fama na nossa cultura em 2015. Os ingleses foram os primeiros a apoderar-se da famosa palavra que depois se difundiu por todo o mundo. Passou de um termo desconhecido a um lema internacional, protagonista de campanhas publicitárias, movimentos de viajantes, filmes de Hollywood e até serviu para inspirar o mundo da moda através de ilustrações, produções gráficas e tatuagens.

Espirito aventureiro e desbravador

Um verdadeiro espírito wanderlust não tem idade… Por isso se tens mais de 40 anos esta lista das cidades que deves conhecer depois dos 40 foi feita especialmente para ti!

Viajar está nos teus genes

Mas o mais importante: por detrás deste contexto e forma de estar, cresceu esta comunidade de apaixonados por viagens que deambulam pelo mundo, descobrindo e partilhando os seus segredos sobre a arte de viajar. E é uma boa comunidade, feita de gente boa e com histórias incríveis! Um estudo apresentado por David Dobbs à National Geographic em 2013, revela que cerca de 20% da população mundial “sofre” do efeito wanderlust. E, por mais curioso que pareça, há uma razão científica neste necessidade de viajar, ou melhor, genética. É evidente que o contexto ajuda a perceber mas, depois de várias décadas de investigação, chegou-se à conclusão que uma alteração do gene DRD4 é o fator responsável por este desejo de viajar constante. Esta variação genética, presente em grande parte da população, batizou-se como DRD4-7R e o termo mais consensual é restless gen (em inglês, gene irrequieto) ou então “wanderlust gen”. Este gene está associado aos elevados níveis de dopamina, que aumentam quando o portador deste gene viaja e descobre mais lugares no mundo.

Wanderlust espírito aventureiro

Ao que parece, esta dita alteração genética desenvolveu-se em África há mais de 50.000 anos atrás, devido principalmente aos movimentos migratórios das povoações, como forma de protegerem e preservarem a espécie humana.

E, apesar de agora vivermos numa Era dominada por sociedades com hábitos sedentários, este gene continua ativo e é transmitido de geração em geração, despertando e mantendo viva a paixão por viajar. Confere as nossas 6 dicas de como poupar muito durante uma viagem para continuar tendo muito dinheiro para as próximas.

Mas… como saber se és um autêntico wanderlust?

  1. Não tens medo de sair da tua zona de conforto.
  2. Gostas de desafios, independentemente se tens experiência ou não.
  3. Antes de tomar uma decisão, sabes analisar a situação e valorizar os teus objetivos.
  4. Não tens medo de mudanças (e mesmo que tenhas, tens coragem de as enfrentar).
  5. Gostas de aprender e sabes procurar as tuas respostas por ti próprio.
  6. O tempo é importante para ti, daí seres organizado e pontual.
  7. Sabes trabalhar sozinho.
  8. És activo e precisas de desafios constantes para te motivares.
  9. A empatia acompanha-te e sabes estabelecer relações rapidamente.
  10. As diferenças culturais não são um problema: aceitas tudo (e até gostas de descobri-las!).
  11. Sabes adaptar-se às situações e és flexível.
  12. Gostas de História, Política e Geografia.
  13. Não podes com pessoas pouco tolerantes.
  14. Acreditas no espírito de equipa.
  15. Não te preocupas por não saberes línguas: encontras sempre forma de comunicar.
  16. Preferes um trabalho com mais dias de férias e menos compensações financeiras.
  17. Uma viagem surpresa em 48 horas? Porque não! Vais sem pensar duas vezes.

E tu… és um wanderlust? Conheces alguém que o seja?

Mostra a tua vontade de viajar, comete loucuras, descobre o mundo e… emociona-te como nunca com uma viagem surpresa Waynabox. 

Uma viagem surpresa também é o presente ideal para pessoas que gostam de novas experiências, confere como oferecer uma viagem surpresa da forma mais inusitada possível.

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *